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SEBRAE-SP LANÇA CAMPANHA DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS

Produtores do Projeto Fruta Paulista serão beneficiados com degustação e comercialização

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e a distribuidora de frutas Benassi, lançou a campanha de incentivo ao consumo de frutas. A campanha pretende sensibilizar pais e filhos sobre as propriedades nutricionais das frutas e seus benefícios para a saúde. Com o título "Saborosa Brincadeira", a promoção está sendo realizada em 20 lojas da rede Pão de Açúcar, em São Paulo. O objetivo é desenvolver hábitos mais saudáveis nas crianças que, às vezes por desconhecimento ou falta de costume dos pais, não consomem frutas. 

Fazem parte da promoção frutas como figo, goiaba, limão, caqui, abacaxi, acerola, uva, manga e frutas de caroço produzidas pelos participantes do projeto Fruta Paulista, que capacita 400 produtores do estado de São Paulo em Boas Práticas Agrícolas. "Podemos garantir que as frutas ofertadas são de extrema qualidade, pois estes produtores estão habilitados para exportar para o mercado internacional", explica Maurício de Sá Ferraz, coordenador do projeto no Ibraf. 

A ação possibilitou uma abertura para os produtores, em termos de comercialização, com uma grande distribuidora de frutas de São Paulo, a Benassi, que atende várias redes supermercadistas, um total de cerca de 180 lojas. "Esta parceria possibilitou o aumento do nosso leque de fornecedores e pretendemos manter o contato com estes produtores para uma relação comercial futura" ressalta Luci Benassi, diretora comercial da distribuidora. 

"O objetivo do Projeto Fruta Paulista é o reconhecimento da qualidade da produção da fruta em todo o estado. Isto só foi possível porque as associações de produtores e seus membros acreditaram na proposta e implantaram um Sistema de Gestão da Qualidade na produção, que envolve melhorias na gestão da propriedade, na tecnologia produtiva, no bem-estar e segurança dos trabalhadores e nos cuidados com o meio ambiente", destacou Silvana Helena Gregório, gestora estadual do projeto no Sebrae-SP.

Consumo per capta

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo anual de 100 quilos por pessoa. No Brasil, o consumo anual de frutas é baixo - 62 quilos - se comparado com o de países europeus e à grande diversidade de frutas brasileiras disponíveis. Na Europa, o consumo per capta é de 107 quilos por ano. "As crianças costumam ser mais receptivas e dispostas a provar novos sabores e sensações, desde que apresentadas de maneira divertida como uma brincadeira" afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf). 

Além da degustação, as crianças receberão adesivos de carinhas. Para os pais foi desenvolvido um material informando as propriedades nutricionais das frutas, assim como seus benefícios à saúde.

Com esta ação, os parceiros buscam inserir o hábito de consumir frutas no dia-a-dia do brasileiro, ressaltando a qualidade nutricional e diversidade de sabores, além de sensibilizar os pais, quanto ao bem-estar e o crescimento saudável dos filhos.

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