Responsive image

CUIDADOS PARA ESCOLHER O PEIXE NA SEMANA SANTA

Especialista no assunto dá dicas para não cometer erros na escolha dos peixes e garantir um delicioso prato para a família

Na celebração da Semana Santa, os consumidores repetem uma tradição antiga: comer peixe. Para garantir uma boa compra e principalmente preservar a saúde e a segurança alimentar, Marcelo Eiger coordenador de produtos da Nativ Pescados, elegeu alguns pontos fundamentais na hora de escolher o peixe que será o prato principal dessa data tão comemorada. 

Marcelo orienta os consumidores para observar se os olhos dos peixes estão brilhantes, guelras e escamas bem presas e a consistência firme. E cuidado, porque alguns locais até colocam corantes vermelhos nas guelras para dar uma aspecto saudável ao peixe, o que pode transformar o seu almoço em uma catástrofe.

Outro ponto muito importante é comprar o pescado em estabelecimentos especializados, como peixarias e ou supermercados com estrutura adequada para comportar esse tipo de produto. O peixe deve estar armazenado de forma segura para garantir o sabor e qualidade. 

No caso do peixe congelado, Marcelo indica ao consumidor que se atente a procedência do pescado, se a embalagem está íntegra e se contém o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Cuidado com algumas marcas que acabam colocando muita água no congelamento do peixe para ganhar mais peso também é importante já que neste caso o consumidor leva mais água do que o próprio peixe. Outro fator importante é constatar se todos os dados do produto estão no rótulo, como quantidade e procedência. É imprescindível conferir o prazo de validade no ato da compra. 

Para os que preferem saborear uma receita com camarão é fundamental não deixar de verificar se a cabeça e pernas do crustáceo estão bem presas. Além da consistência firme, as cores adequadas são acinzentada ou avermelhada.

MÁXIMA ASSESSORIA DE IMPRENSA
   

 

Comentários