Responsive image

2 Receitas:

Receita de Flan de espuma de laranja

Ingredientes para o Flan:

Ingredientes para o Molho:

Modo de preparo do Flan:
Bata as claras com a pitada de sal até começaar a formar uma espuma.
Adicione, lentamente, metade do adoçante e continue a bater até obter um merengue firme.
Á parte, misture o amido de milho com o restante do adoçante e adicione lentamente ao merengue, sem deixar de bater. Acrescente as raspas de cascas de laranja e misture bem.
Despeje a mistura em uma forma para pudim previamente untada com óleo de canola.
Bata suavemente a forma sobre a mesa para eliminar bolhas de ar.
Coloque a forma dentro de uma assadeira com cerca de 2 dedos de água fervendo, e leve ao forno médio, pré-aquecido, durante 25 minutos aproximadamente. Deixe esfriar.
Passe uma faca em volta da forma, vire sobre um prato e espere 5 minutos antes de desenformar.
Leve á geladeira.

Modo de preparo do Molho:
Corte os morangos, já limpos, em metades.
Reserve uma das metades, e amasse a outra com um garfo, colocando a seguir numa panela com o suco de laranja e as gotas de corante, se desejar.
Leve ao fogo baixo por 2 minutos, adicione o amido de milho e continue cozinhando, mexendo até que a mistura fique espessa. Tire do fogo e deixe esfriar.
Sirva o flan gelado com esse molho, e decore com os pedaços reservados de morango.


Receita de Flan light de morango

Ingredientes:

Modo de preparo:
Lave os morangos e retire os pedúnculos.
Reserve 2 xícaras (chá) para a calda e bata o restante no liquidificador com iogurte, leite e metade do adoçante, até obter um creme homogêneo. Transfira a metade do creme para uma tigela e deixe na geladeira.
Junte ao creme do liquidificador a gelatina em folhas, dissolvida conforme as instruções da embalagem e bata por mais 1 minuto. Despeje em 6 formas pequenas de furo no meio, com capacidade para 250 ml cada uma e leve à geladeira por 2 horas ou até ficar firme.
Passado este tempo, misture o creme reservado com a gelatina em pó, dissolvida conforme as instruções da embalagem, mexa delicadamente até ficar homogêneo e despeje nas tigelas com o flan, fazendo duas camadas.
Leve à geladeira por mais 2 horas.

Modo de preparo da Calda: Coloque numa panela os morangos reservados, 1/2 xícara (chá) de água, adoçante restante, leve ao fogo e cozinhe, amassando os morangos grosseiramente com um garfo, até obter uma calda rala.
Retire do fogo, espere amornar e leve para gelar.
No momento de servir, desenforme o flan e regue com a calda.
Se preferir, decore com morangos.