Responsive image

ALIMENTAÇÃO RICA EM VERDURAS E FRUTAS PODE COMBATER O CÂNCER

Foto: www.sxu.hu Foto: www.sxu.hu

Nutrológo do Hospital do Coração recomenda mudança nos hábitos e terapia nutricional para reduzir o risco de câncer em até 20%

Com a grande campanha de alimentação saudável em busca de uma melhor qualidade de vida, é indispensável também se atentar para a alimentação preventiva. É sabido que diversos alimentos possuem substâncias que previnem o surgimento de diversos tipos de cânceres.

Segundo o estudo "Food, Nutrition and the Prevention of Cancer: A Global Perspective" (Alimentação, Nutrição e a Prevenção do Câncer: Uma Perspectiva Global) do American Institute for Câncer Research, EUA, foi observado que se a dieta alimentar incluir cinco porções de verdura e legumes, reduz-se o risco de câncer em 20%.
A alimentação tem papel fundamental na prevenção de doenças como obesidade, diabetes, infarto e câncer", explica o cardiologista e nutrológo do HCor - Hospital do Coração, Dr. Daniel Magnoni, que recomenda a dieta observada pelo Instituto Americano.

Segundo o especialista, muitos vegetais devem ser ingeridos crus, pois se mantém os devidos valores nutricionais, e suas vitaminas. É recomendada uma dieta balanceada com ingestão de verduras, legumes e frutas. Quanto à carne, recomenda-se porções de 85 a 100g por dia. Mas certamente não é só a alimentação que contribui para a melhora da qualidade de vida, é necessário tomar algumas providências associadas para que se obtenha sucesso.

"Além da alimentação balanceada, é importante aliar a prática segura dos exercícios físicos, abolir o hábito do cigarro e reduzir o peso. A junção de cuidados nutricionais e a avaliação médica preventiva podem atuar de forma muito segura na prevenção e identificação precoces do câncer", ressalta o nutrológo.

Um dos aspectos relevantes na prevenção do câncer pela alimentação é a inclusão de alimentos funcionais com alto teor de gordura monoinsaturada. Um exemplo disso é o azeite extra virgem, rico em gordura saudável. "Ao consumir o azeite extra virgem estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros", alerta Dr. Magnoni.

Para os casos de alimentação enteral, a equipe de Terapia Nutricional do Hospital do Coração disponibiliza todo um arsenal dietoterápico aos pacientes internados, seja para tratamento oncológico, quimioterapia clínica, associação de quimioterapia ou cirurgia. Utiliza-se suplementos especiais, enriquecidos com minerais, Omega 3, proteínas com alto valor biológico, e gorduras com atividade imunoestimuladora.

"Sem um cuidado nutricional específico a cura e o controle do câncer pode ser muito prejudicado. Com a imunonutrição e a nutrição peri operatória, já no ambiente domiciliar pré-internação e logo depois da internação hospitalar, conseguimos tratar melhor e com mais efetividade os nossos pacientes", completa o nutrológo.

Alimentos que previnem diversos tipos de câncer:

O Dr. Magnoni dá dicas de alimentos saudáveis que poderão ser incluídos na dieta diária, de forma balanceada, a fim de prevenir contra doenças.

Alimento: Tomate, goiaba, pimenta, melancia entre outros frutos vermelhos
Substância: Licopeno
Previne o câncer de próstata

Alimento: Soja
Substância: Isoflavona
Previne o câncer de mama e útero

Alimento: Brócolis, couve-flor e rabanete
Substância: Glicosinolatos
Previne o câncer de mama

Alimento: Alho e cebola
Substância: Alicina
Previnem os radicais livres que são cancerígenos

Fibras: Aveia, pão integral, arroz integral, entre outros
Substância: Produzem substâncias que combatem o colesterol e o intestino preso
Previnem o câncer de intestino

Alimento: Hortaliças
Substância: luteína e a zeaxantina
Previne o câncer de pulmão

Alimento: Azeite extra virgem
Substância: Gorduras monoinsaturadas e antioxidantes
Previne o câncer de intestino

Atenção

Antes de qualquer coisa sempre consulte um médico

Comentários