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Vitaminas

http://www.sxc.hu/photo/687911 Foto: www.sxc.hu


Devido ao importante papel na manutenção do sistema imunológico, é necessário que recebamos uma quota mínima de vitaminas diariamente. Como regra geral, os valores diários recomendados para uma pessoa adulta são:


Vitamina A: 5000 U.l.

Alimentos ricos em vitamina A:
Alimentos de origem animal:
Manteiga, Leite, Fígado, Gema de ovos, Sardinha e Queijos gordurosos

Existem diversos vegetais que possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.
São os vegetais folhosos verde-escuros e vegetais amarelo-alaranjados, como:
Espinafre, Cenoura, Batata-doce, Couve, Alface, Escarola, Salsa e Radiche


Vitamina B1: 2 a 2,5 mg

Alimentos ricos em vitamina B1:
Ervilhas, feijão, pão integral, fiambre, arroz integral, cereais integrais, nozes, fígado, rins, carne de porco, peixes, amendoins, verduras amargas e gema de ovo.


Vitamina B2: 2,2 a 3 mg

Alimentos ricos em vitamina B2:
Cereais em grãos (arroz, aveia, cevada, trigo, levedo de cerveja); leite, ovos, fígado, semente de girassol, ervilhas, todas as couves, repolho e agrião.


Vitamina B5: 18 a 25 mg

Alimentos ricos em vitamina B5:
Fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate e carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais de grão.

Vitamina B6: 2 mg

Alimentos ricos em vitamina B6:
Carne de porco vísceras, germe de trigo, aveia, cereais em grão, arroz integral, banana, batata, leguminosas, leite, aves e atum.

Vitamina B12: 0,3 a 5 mg

Alimentos ricos em vitamina B12:
Carnes vermelhas, Ovos, Leite, Fígado e Peixes

Vitamina C: 100 a 200 mg

Alimentos ricos em vitamina C:
Acerola 1 copo (250 ml) = 3.872 mg
Mamão (ou papaia)100 gramas = 62 mg
Laranja1 copo (250ml) = 124 mg
Limãofresco 100 ml = 46 mg
Morangos 100 gramas = 57 mg
Goiaba 100 gramas = 183 mg
Melão, Brócolis, Manga, Kiw,i Cantalupo, Grapefruit(pomelo), Pimentão (vermelho ou verde), Couve, Ervilha, Caju e Camu-camu


Vitamina D: 4 a 12 mg

Alimentos ricos em vitamina D:
Gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes como a cavala, o salmão e o arenque. Embora em menor quantidade, a sardinha e o atum também têm vitamina D.


Vitamina E: 10 a 20 mg

Alimentos ricos em vitamina E:
Sementes oleaginosas (nozes, avelãs, castanhas, etc...)
Semente de trigo
Folhas verdes (brócolis, espinafre, vagem, etc...)
Batata doce, Leite, Cereais integrais, Aveia, Abacate, Peixe, Ovo, Soja


Vitamina K: 80 mg

Alimentos ricos em vitamina K:
Fígado, vegetais de folhas verdes (espinafre, couve-flor, repolho), leite, tomate, arroz integral, ervilha, óleos vegetais, sementes de soja, chá verde, gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, aspargos, manteiga, queijo, carne de vaca e de porco, presunto, cenouras e milho.

Atenção

Nem todas alimentos podem ser misturados com certos tipos de remédios, consulte um médico